segunda-feira, 1 de março de 2010

Frases de Cinema

Por esses dias eu fui no cinema ver uma seção dupla com filmes indicados ao oscar 2010. Eu vi Amor sem Escalas com o ótimo George Clooney e a linda Vera Formiga, que está excepcional no filme e ementei com Invictos de Clint Eastwood com Morgan Freeman que me fez acreditar que era o Nelson Mandela e Matt Damon que me fez esquecer que ele era Matt Damon, ou seja, os dois mandaram muito bem em seus papeis. Fora o fato de serem os dois excepcionais filmes, o que me chamou a atenção foi à principal fala de Morgan Freeman “Eu sou o mestre do meu destino e eu sou o capitão da minha alma”.

E que mais me chama atenção no cinema, é sua capacidade renovável de suas projeções, em imortalizar frases e atores com cenas cuidadosamente postas de um jeito que resumem por inteiro uma película. Todos se lembram de Leonardo DiCaprio em Titanic gritar “Eu sou o Rei do Mundo!” e do eterno amor de Forest Gump, brilhantemente interpretado por Tom Hanks, constantemente gritar “Corre, Forest, Corre!”. Também existem vários exemplos de frases, que nem é preciso colocar uma legenda para que todos as identifiquem, os maiores exemplos são “HasTa La Vista, Baby!”, “ET telefone casa”, “Que a força esteja com você”, “Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno Porra!” e “Wilsoooooooooon”. São essas frases que marcaram carreiras e trouxeram prêmios e prestigio pra vários atores. Como Marlon Brando em Poderoso Chefão “Eu vou fazer uma proposta que ele não pode recusar”, Al Pacino em Scarface “Diga Alô pros meus pequenos amigos!”, Clint Eastwood em Os Imperdoáveis “Matar um homem é uma coisa infernal, você tira tudo o que ele tem e o que poderia ter um dia” e Edward Norton em Clube da Luta “Hoje acordei com vontade de destruir algo bonito”.

Eu particularmente fico encantado quando esses tipos de frases acontecem, já que tenho memória fraca, eu chego anotar tudo. A do Morgan Freeman por exemplo tive que anotar em meu celular. Elas aparecem de tal maneira que só frases como outra de Forest Gump pode explicar, “A vida é como uma caixa de chocolate, você nunca sabe o que vai encontrar”. Tanto em filmes cults adolescentes como Pequena Miss Sunshine, Juno e Dez coisas que eu odeio em você e adultos como Pulp Fiction, Cães de Aluguel e Bastardos Inglórios. Filmes épicos como Trezentos, Coração Valente e Gladiador ou dramáticos como Clube da Luta, Poderoso Chefão e Silencio dos Inocentes. Não importa o tema, o orçamento ou a classificação, essas frases inesquecíveis não deixaram de acontecer tão cedo, e só cabe a nós aproveitá-las ao Máximo em nossas inspirações.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...