terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Visões da Propaganda

Hoje eu acabei de desistir de mais um livro, “O vendedor de Sonhos: O chamado” de Augusto Cury, a sinopse me empolgou tanto que me fez comprar um volume. Um mendigo qualquer de palavra fácil e envolvente salva um intelectual renomado de um suicídio e o convoca para uma caminhada dura e desafiadora de vender sonhos. Uma sinopse de história muito interessante que me fez pensar em tantos desfechos, que me deixou curioso para saber qual desses desfechos foi o escolhido pelo autor, de nome tão renomado que me deu a esperança de ser um que me surpreendesse. Mas o que vi foi uma simples e nada empolgante analise psicológica de todas as situações, deixando a história tão interessante em segundo plano.

Esse livro não foi minha primeira decepção e muito menos será a última, logicamente se Deus quiser, e rezo que ele queira. Fui mais uma vez enganado por esse mundo fascinante da propaganda, que eleva nossas imaginações e curiosidades ao tal ponto, de compra do produto. E a divulgação e o marketing desse produto, em minha analise chega a ser genial em sua simplicidade. Com uma capa de designe e cores simples com a sinopse dominando totalmente com letras garrafais a parte traseira e um único apelo, que foi proporcionado pelo próprio livro, “7 milhões de livros vendidos somente no Brasil”. Com esse simplório apelo , o marketing atrai a todos os consumidores compulsivos, que procuram produtos de qualidade comprovadas para aumentar seus estoques e a todos os marinheiros de primeira viagem no mundo da leitura, que por não ter preferências ou gostos definidos sempre procuram volumes de qualidade comprovada para alimentar seu novo prazer. O fato de ser escrito por Augusto Cury, já atrai a todos os fãs e admiradores do tipo de escrita do autor e com uma sinopse interessante em destaque na traseira do livro, atrai a todos os amantes e adeptos a usufruir o desenvolvimento de uma boa história.

São com essas simplicidades que admiro com todas as forças esse mundo fascinante da propaganda e marketing. O nome conhecido e renomado do autor com a junção de uma sinopse cuidadosamente escrita para atrair todos os tipos de público, foram determinantes para a venda dos sete milhões de exemplares. E foi justamente a venda desses exemplares que foi a cartada final desse mundo para a venda de três ou quatro vezes a mais de volumes. Como o ditado popular diz, “A propaganda é a alma do negócio”.

1 comentários:

Unknown disse...

É exatamente por esses motivos citados no seu post que curso o 3º período de Marketing, na instituição de ensino UniverCidade, e sou a cada dia mais APAIXONADA por essa relação com o encantamento do consumidor pelos produtos/serviços oferecidos no nosso cotidiano capitalista.
Paloma Cristina, 21 anos, Rio de Janeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...