Eu sou um viciado em que se trata em produções made in Brasil. Tanto livro, programas, músicas, seriados e filmes, eu sou um literal puxa saco das produções nacionais. Já que estou com uma vontade de falar em cinema, vou falar sobre minha produção cinematográfica nacional predileta.
Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, para mim é uma obra-prima com todas as letras maiúsculas. Ele consegue mostrar várias vidas paralelas de um jeito único que resume toda história dessa favela em décadas passadas. Além da primorosa direção de Fernando Meirelles, Cidade de Deus também têm trabalhos geniais em várias partes técnicas como a edição de Daniel Rezende, a fotografia de César Charlone, o roteiro adaptado por Bráulio Mantovani (Todos esses três mais o diretor foram indicados ao Oscar), a trilha de Antonio Pinto e Ed Cortês e a direção de elenco de Kátia Lund, que conseguiu transformar pessoas normais de favelas cariocas, em atores de altíssimo nível com seu trabalho.
Do elenco só Matheus Nachtergaele tinha seu nome consagrado por atuações em filmes como O Auto da Compadecida, o filme revelou pro Brasil muitos atores de nomes respeitáveis e conhecidos de hoje em dia, como Alice Braga (Eu sou a Lenda), Leandro Firmino “Zé Pequeno”, Douglas Silva “Acerola”, Seu Jorge, Darlan Cunha “Laranjinha”, Alexandre Rodriguês (Seth de Escrito nas Estrelas), Charles Paraventi (Afrânio de Malhação) e Thiago Martins (Era uma vez). Também ganhou vários prêmios internacionais e quatro indicações pro maior prêmio do cinema mundial.
Para terminar vou deixar um link da crítica feita por Pablo Villaça do portal Cinema em Cena e mais cenas clássicas dessa superprodução nacional.
Principal fala do filme:
“Dadinho é o Caralho, meu nome é Zé Pequeno, porra!”
5 comentários:
hahahahaha demais!
Também adoro cinema, apesar de nçao ser nenhuma expert no assunto. E tb adoro as produções nacionais, mas não sei por qual motivo ainda não assisti Cidade de Deus, apesar de todo mundo falar super bem do filme. Mas dessa semana não passa!
Abraços.
Os filmes brasileiros mudaram de uns tempos pra cá e para melhor!
Sucesso!
As produções nacionais de um tempo pra cá tão evoluindo muito. Com Tropa de Elite por exemplo, acho que estamos chegando perto do que poderia ser considerado uma linha das produções hollywoodianas de ação.
Cidade de Deus não fica pra trás,até por ser precursora da ultraviolencia aqui no Brasil. com certeza, um clássico do nosso cinema, responsável por um das frases mais marcantes e conhecidas que temos.
www.teoria-do-playmobil.blogspot.com
adorei os últimos posts que li, vc escreve mto bem, e fala sobre coisas mto interessantes.
Postar um comentário